Abril 12, 2011

Bulimia e Anorexia

Anorexia

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

Sintomas

  • Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
  • Prática excessiva de actividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal.
  • Comummente, anorécticos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréctico pensa que tem um peso acima do normal.
  • Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
  • Diminuição ou ausência da libido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção eréctil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
  • Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
  • Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
  • Depressão profunda.
  • Tendências suicidas.
  • Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anorécticas.
  • Obstipação grave.

A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima.

Anorexia

 

 

Bulimia

Antes de 1980, a bulimia, como perturbação do comportamento alimentar, não existia – pelo menos aos olhos da classe médica. No entanto, médicos envolvidos no estudo das perturbações do comportamento alimentar repararam na existência de um número significativo de pessoas – não anorécticas – que confessavam comer regular e secretamente grandes quantidades de comida num curto período de tempo.Incapazes de parar de comer quando fisicamente satisfeitas, tentavam controlar o seu peso (especialmente depois de comer muito) induzindo o vómito, fazendo dietas ou utilizando laxantes.

O termo bulimia foi criado para descrever esta condição, embora tenha existido alguma confusão no passado em relação ao que a bulimia realmente é. O termo tem sido usado para descrever padrões alimentares de pessoas com excesso de peso e também para descrever episódios de consumo de grandes quantidades de alimentos em pacientes com anorexia.

As pessoas com esta perturbação têm episódios de ingestão compulsiva, acompanhados por ambos os seguintes comportamentos:

  1. Ingerir, num curto período de tempo(ex: 2horas) uma quantidade de alimentos significativamente superior à que a maioria das pessoas comeria,
  2. Sensação de perda do controlo do acto de comer durante o episódio.

A sua auto-avaliação é indevidamente afectada pela forma do corpo e pelo peso, e recorrem a comportamentos compensatórios inapropriados para prevenirem o aumento de peso (ex: vómito induzido, laxativos, diuréticos, jejum e exercício excessivo).

Os episódios de ingestão compulsiva e de comportamento compensatório ocorrem pelo menos duas vezes por semana durante um período de três meses e não ocorrem exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa.

  • Tipo Purgativo: A pessoa usa regularmente o vómito induzido ou abusa de laxativos e diuréticos.
  • Tipo Purgativo: A pessoa usa outros métodos compensatórios inapropriados, tais como jejum, mas não faz uso regular de vómito induzido, laxativos ou diuréticos.

https://i2.wp.com/4.bp.blogspot.com/_9wSKCqAsOG0/TNQxt8y7OAI/AAAAAAAAAEs/9WgYSsIzZS8/s1600/anorexia-e-bulimia.gif?w=640

Jorge Venceslau