Novembro 16, 2011

Sou um Adicto?

A adição é uma doença complicada e multifacetada. Ninguém quer ser um adicto. E muito poucas pessoas passam pela vida sem experimentar drogas e / ou álcool. A maioria dos que experimentam, não se tornarão adictos. Alguns se tornarão abusadores de fim de semana, mantendo um estilo de vida sem substância durante o resto da semana. Outros se tornarão abusadores problemáticos de drogas, jogo ou sexo e alguns, se tornarão adictos ao álcool, drogas, jogo ou sexo.

Então, como você sabe se você é um adicto?

Uma resposta simples a esta pergunta é quando as consequências do uso superam as recompensas que você tem quando consome álcool, drogas, joga ou sexo, e você ainda continua esse comportamento, aí, você é um adicto.

Quando você perdeu a capacidade de prever o que pode acontecer quando você inicia o comportamento, você tem um problema.

No entanto, porque a adição é uma doença ilógica e irracional, você também tende a ser desonesto ou manipulador. Significa que o adicto desenvolve defesas para proteger sua doença. E “estranhamente”, também os membros da sua família e/ou amigos o fazem.

A dependência prospera em segredo, isolamento e auto-piedade. A auto-piedade é uma atenção excessiva, auto-absorvida, auto-indulgente, aos próprios problemas e circunstâncias.

Os adictos inventam razões e desculpas a justificar, porque usam. Essas desculpas podem ser reais (mas altamente exageradas) ou completamente fictícias.

Para aqueles que não acreditam que a adição é uma doença, pode até parecer ser uma falha moral. Há muitas pessoas que ainda acreditam que os adictos devem apenas  mostrar um pouco de poder de vontade para conseguiram superar o problema.

Mas a adição não é nem uma falha moral, nem uma falta de força de vontade.

A adição é uma doença crónica, progressiva do cérebro,  que sem a ajuda profissional especializada, pode ser terminal.

Factor crítico para ser um adicto = Continuar frequentemente a utilizar a substância ou continuar o comportamento apesar da evidência de consequências adversas(negativas que gostava de não as ter na sua vida) psicológicas, físicas, emocionais, sociais ou familiares.

 

Resultado de imagem para I am an addict?Resultado de imagem para I am an addict?Resultado de imagem para I am an addict?

 

Preciso de ajuda agora!

O que é uma Intervenção?

Jorge Venceslau