Março 31, 2016

Os 7 Passos para ajudar o seu familiar

Ajude o seu familiar a encontrar o caminho da recuperação 🙂

 

12241685_919368098098414_8072715241160346541_n

 

Os 7 Passos para ajudar o seu familiar a aceitar tratamento

1- Entrevista Inicial

Recolho informação sobre o pedido de ajuda e vou respondo a todas as suas questões! Damos início de seguida à estruturação do processo de Intervenção.

2- Constituição do grupo de Intervenção

O grupo de intervenção é fundamental para termos sucesso, vamos em conjunto seleccionar quem vai estar presente e porquê! Queremos ter as pessoas de quem o adicto mais gosta e também aqueles que têm mais influência e poder. Próximo passo: planear as nossas sessões de preparação.

3- Pré-Intervenção

Preparação do grupo para o dia da Intervenção. Esta preparação vai ser muito útil para todos, e finalmente vão ter as respostas que tanto procuram, vamos abordar vários temas, que considero fundamentais para vocês terem sucesso na intervenção.

4 – O dia da Intervenção

Aqui já vão estar preparados e confiantes para o sucesso! Este é o dia em que todos vão por em prática o que aprenderam, sempre com um pensamento positivo, abordamos a pessoa que queremos ajudar com amor, honestidade e compaixão, mas também com a convicção de que este problema precisa urgentemente de tratamento adequado e da colaboração de toda a família e amigos.

5- Tratamento

A entrada no tratamento deve acontecer o mais rápido possível! Aqui dependendo do tratamento escolhido, vou responder a todas as vossas questões, como: quando posso ligar? quando posso visitar? com quem devo falar? o que esperam de mim? etc…

6- Pós-Intervenção

Nestas reuniões, vamos falar de como correu a intervenção e quais os próximos passos a dar, o que fazer para superar momentos difíceis enquanto o adicto estiver em tratamento e também como está a ser o seu progresso da sua recuperação e os seus planos o seu futuro. Objectivo é que o adicto complete o programa de tratamento e assim ter sucesso na sua recuperação.

7- Serviços de pós-tratamento

Continuação do apoio imediatamente a seguir ao tratamento aumenta significativamente a probabilidade de sucesso, é fundamental o apoio na transição do tratamento para uma vida mais saudável e mais equilibrada na sua recuperação.

Jorge Venceslau