Outubro 14, 2014

As fases do tratamento

As etapas que um processo de tratamento deve ter

Estas são as fases/etapas, que um processo de tratamento deve ter, e tendo sempre como objetivo, a pessoa e a sua família atingir uma recuperação estável, sendo capaz de desempenhar todas as suas capacidades na sua vida activa e assim ter uma vida de sucesso!

1º faseDesintoxicação/Detox – Duração de 8-12 dias.

Nesta 1º fase de tratamento em regime de internamento, é feita uma avaliação psiquiátrica e muitas vezes é necessário um programa de desabituação das substâncias, o paciente vai ser ajudado nos seus sintomas de abstinência, normalmente recorrendo a fármacos adequados, e é feito de uma maneira segura para o paciente, até o seu corpo se ajustar a esta nova realidade, abstinência da substância.Todo este processo deverá ser feito com supervisão de medico psiquiatra e com cuidados de enfermagem 24h.

Em relação ás adições comportamentais, como o jogo ou o sexo, geralmente não passam por este período de síndrome de abstinência e como tal não precisam desta 1º fase de tratamento e entram diretamente na 2º fase.

2º faseTratamento Primário – Duração de 30 a 45 dias.

Nesta 2º fase, temos inicialmente, uma avaliação Bio-Psico-Social e uma adaptação ao programa e a aderência do paciente ás atividades diárias, quebra da negação, compreensão e aceitação da sua condição de adicto, assim como elaboração e aceitação de um plano de tratamento inicial. Através das atividades diárias do programa, o paciente aborda questões psicológicas que estão a condicionar o seu estado atual, assim como os objetivos individuais específicos do seu plano de tratamento. Nesta fase também deve acontecer o programa familiar e contem sempre uma avaliação do plano inicial, para transitar para a 2º fase.

3º faseTratamento secundário – Duração de 30-120 dias.

Nesta 3º fase, o paciente já tem definido quais são as questões que tem como objetivo trabalhar(definidas anteriormente na 2º fase), e quais as atividades que o vão ajudar para alcançar os seus objetivos. O paciente é avaliado semanalmente e a sua total disponibilidade para a participação no programa é fundamental para o seu sucesso. Depois de uma avaliação positiva e objetivos definidos alcançados e é elaborado um programa individual de prevenção á recaída e respectivo plano de pós-tratamento e finaliza-se esta 3º fase do tratamento.

4º fasePós-tratamento – Duração de 1 a 3 anos.

Nesta 4º fase, temos como objetivos, a manutenção das mudanças feitas(cognitivas, emocionais, sociais, físicas e espirituais) nas fases anteriores e a sua respectiva adaptação ao “mundo real”, e para isso é definido quais as atividades que o paciente deve participar, para o ajudar a manter este novo estilo de vida equilibrado e saudável. Objetivo desta fase é apoiar a pessoa até atingir uma recuperação estável.

Jorge Venceslau