RECUPERAÇÃO – é a manutenção voluntária de um estilo de vida saudável, composto e caracterizado por, sobriedade, saúde pessoal e cidadania.
Voluntária – Podem existir períodos de abstinência forçada, como hospitalização, prisão ou tratamento com internamento, mas é consensual e compreensível que uma das chaves principais da recuperação é o profundo desejo voluntário e persistente dos comportamentos e atitude que constituem a recuperação.
Manutenção de estilo de vida saudável – A fase de manutenção de um estilo de vida saudável reflecte o reconhecimento de que a recuperação é mais do que um estado de estar nos momentos, mas também não é necessariamente um estado permanente. O estado da recuperação pode mudar se não houver manutenção da mesma! Muitas das pessoas em recuperação preferem descrever como “estar em recuperação” em vez de “estar recuperado”, contudo parece-me claro que a recuperação passa pela manutenção de um estilo de vida saudável.
Sobriedade – refere-se há abstinência de substâncias ou comportamentos. A abstinências é considerada a principal componente para uma recuperação de um estilo de vida saudável. A sobriedade em termo de tempo, tem 3 fases:
- Sobriedade inicial – Abstinência à pelo menos 1 mês até 1 ano.
- Sobriedade sustentada – Abstinência de 1 ano até 3 anos.
- Sobriedade estável – mais de 5 anos.